sábado, 8 de dezembro de 2012

Planejamento do Curso


UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE LETRAS E LINGÜÍSTICA



PROFA. MARIA INÊS VASCONCELOS FELICE – minesfelice@gmail.com
DISCIPLINA: Tópicos em Linguística Aplicada 2 : Avaliação e Linguística Aplicada



Planejamento para 2012/2



AULA 1 (09/08): Apresentações; Introdução sobre reflexão

Expectativas para a disciplina; Crenças e representações sobre a avaliação

Apresentação do Plano de Curso,  Plano de Avaliação e da Bibliografia básica do Curso

Apresentação de Slides : a) Educação Reflexiva; b) diários reflexivos; c) explicação do uso na disciplina; Apresentação slides: Portfólio  

Leitura obrigatória para a resenha do primeiro mês: FREIRE, P. (1979) Educação e Mudança. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. (entrega em 23/08)




AULA 2 (16/08): - Linguística Aplicada e formação de professores de línguas

Leitura obrigatória para apresentação e debate:

CELANI, M.A.A. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, I. e CAVALCANTI, M.C. (orgs.) Linguística Aplicada e Transdisciplinariedade. Campinas, SP.: Mercado das Letras, 1998. Pp. 129-142

CELANI, M.A.A. Um programa de formação contínua. In: M.A.A. CELANI (org.) Professores e Formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 2002. – (Coleção As Faces da Linguística Aplicada). Pp. 19-35.

LEFA, V.J.  A linguística aplicada e seu compromisso com a sociedade. Trabalho apresentado no VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplica. Belo Horizonte: UFMG, 7-11 de outubro de 2001. Disponível em http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/la_sociedade.pdf

MENEZES, V., SILVA, M.M., GOMES, I.F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos.  In: PEREIRA, R.C. e ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011.  Pp. 25-50.

MOITA LOPES, L.P. Da aplicação da Linguística à Linguística Aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R.C. e ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011.  Pp. 11-24.

RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Linguística Aplicada. In: Branca FABRÍCIO ... {et al.} MOITA LOPES, L.P. (org.) Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. Pp. 149-168.





AULA 3 (23/08):   - Representações ou crenças sobre aprendizagem de línguas

BARCELOS, A.M.F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de Línguas. Linguagem & Ensino, Vol. 7, No. 1, 2004 (pp. 123-156). Disponível em http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v7n1/v7n1.php

BARCELOS, A.M. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, V. 7, No. 2, 2007 (pp. 109 – 136). Disponível em http://www.letras.ufmg.br/rbla/2007_2/05-Ana-Maria-Barcelos.pdf

CELANI, M.A.A. E MAGALHÃES, M.C.C. Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução. IN: Luiz Paulo da MOITA LOPES e Liliana Cabral Bastos (org.) Identidades – recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 202.  (pp. 319 – 338)

RIBEIRO, F.M. Investigando as representações que o professor de inglês da rede pública faz de si mesmo. In: M.A.A. CELANI (org.) Professores e Formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 2002. – (Coleção As Faces da Linguística Aplicada). Pp. 149-158.

Entrega Resenha FREIRE, P. (1979) Educação e Mudança. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

AULA 4 (30/08):  Concepções de linguagem, Concepções de Aprendizagem, Metodologias de Ensino de Línguas e Pressupostos téorico-metodológicos da avaliação.


Apresentação de slides e discussão.


KOCK, I. As diferentes concepções de Linguagem. Consultado em 25/06/2010 Disponível em:  http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/link19.html

WOJCIECHOWSKI, T.  O ensino de língua portuguesa: objetivos e concepções de

linguagem guiando a prática docente. Disponível em :


GERALDI, J.W. et al. (orgs.). O texto na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.

LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P.

Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Metodologia_ensino_linguas.pdf.  Consultado em 29/07/2009.



AULA 5 (06/09): Avaliação: conceitos básicos; O que é avaliação? A avaliação formativa, a avaliação diagnóstica,avaliação somativa, formação de professores

SOUZA, S.Z.L. Conhecendo a gênese da Avaliação. Disponível em :


LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Disponível em  http://www.artmed.com.br/patioonline/patio.htm?PHPSESSID=47c842e39090dec902020db09b210123. Acesso em: out. 2004.

VILLAS BOAS, B.M. de F. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Disponível em : http://www.fe.unb.br/linhascriticas/n22/AVALIACAO_FORMATIVA.htm, consultado em outubro de 2008.



AULA 6 (13/09): Seminários:  Avaliação da aprendizagem escolar -

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. - 14ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2002



AULA 7 (20/09): Avaliação na LDB e Parâmetros curriculares (Pesquisa e discussão)

Apresentação de slides: a) LDB  e PCNs;  b) PCNs (COELHO, M. – adaptação)

NASCIMENTO, E.L. e ZIRONDI, M.I. Prova do ENEM: um gênero desencadeador de novas ações pedagógicas? Disponível em www.inep.br/ . Acessado em 20/05/2005.

- Grades de observação: avaliação qualitativa; elaboração de grades de avaliação qualitativa.



AULA 8 (27/09): Práticas avaliativas alternativas: Auto-avaliação e avaliação dos pares

Apresentação de slides: Formação em auto-avaliação

CARDOSO, C. (coordenador) BARBOSA, J. e ALAIZ, V. Auto-avaliação.  Disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/serprof/acurric/av_es/texto(33).pdf, consulta em março, 2009.

PERRENOUD, P. De l’évaluation formative à la régulation maîtrisée des processus d’apprentissage. – Vers un élargissement du champ conceptuel. Disponível em : http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1997/1997_11.html

Consultado em março, 2009.

SANTOS, L. Auto-avaliação regulada: por quê, o quê e como ? Disponível em : http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/textos/DEBfinal.pdf , consultado em julho 2010

CHAMMINGS, E. et alii.  Auto-évaluation et co-évaluation en EPS : une réponse à l’intention d’autonomie ? Productions Méthodologiques et Thématiques en Education – N° 1 – Juin 2008. Disponível em : http://web.univ-pau.fr/ENSEIGNEMENT/STAPS/IMG/pdf/Art_08.pdf , consultado em julho de 2010.



AULA 9 (04/10): Seminários:  Avaliação x exame

ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Trad. Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.



AULA 11 (11/10): PORFOLIOS

Apresentação de slides: Portfolio (tradução e adaptação de Felice, M.I.V.)

Projetar Texto: PORTFOLIO

ALBERTINO, F.M.F. e SOUSA, N.A.  Avaliação da Aprendizagem: o portfolio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Disponível em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1020/1020.pdf,  consulta em julho, 2010.

Entrega da resenha:  HADJI, C. Avaliação desmistificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.



AULA 12 (18/10): ): Análise de Instrumentos de avaliação

Reflexão crítica de instrumentos de avaliação trazidos pelos participantes do curso (provas, testes, exames, etc)



AULA 13 (25/10): Entrega de grades de avaliação construídas pelos participantes do curso.



AULA 14 (01/11):  Seminários :

- PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.



AULA 15 (08/11): Apresentação dos Portfolios; avaliação da disciplina.


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