domingo, 9 de dezembro de 2012

Análise de Instrumentos de Avaliação

Análise de Instrumentos de Avaliação:

Abaixo está uma avaliação, por mim elaborada e aplicada a alunos do curso de licenciatura plena em Letras Português/Inglês do 6o período de uma faculdade localizada em Uberaba, Minas Gerais. A avaliação objetivou analisar a competência do aluno acerca da Semântica Lexical.

A avaliação se inicia com um texto simples sobre uma merendeira que envenenou alguns alunos; é o ponto de partida para as questões propostas acerca de hiperonímia, polissemia e antonímia/sinonímia. Na sequência há diversos exercicios que verificam a competência linguística dos aprendizes sobre paronínima e homonímia.

Esta foi uma avaliação formativa, conteudista e pouco reflexiva (no sentido de que não há questões que permitem ao aluno se expressar). O objetivo da avaliação foi diagnosticar se o aluno apreendeu conceitos basilares da Semântica Lexical. A despeito de não se cobrar conhecimento de nomenclaturas no ensino básico, no curso de Letras, o mesmo é essencial. Portanto, acreditamos que apesar de ser uma avaliação estruturada, é um instrumento que permite ao aluno e ao professor verificarem o conhecimento adquirido ao longo de parte do curso.       




Curso de Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e Português/Espanhol
Disciplina: Língua Portuguesa VI (Semântica e Pragmática)
Professor: Ms. Welisson Marques.            Data: ___/____/____   Valor: 20 pts.  Nota: ________
Aluno: ______________________________________________________________

AVALIÇÃO – SEMÂNTICA LEXICAL:

Leia a seguinte matéria extraída do Yahoo! News em 8/8/2011. 



Justiça decreta prisão de merendeira que envenenou alunos

Por Solange Spigliatti | Agência Estado 

Foto: Divulgação/Polícia Civil

O juiz Léo Pietrowski, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, decretou no final da noite de sexta-feira, 5, a prisão preventiva de uma merendeira, de 23 anos.
A mulher confessou que colocou veneno para rato no almoço de alunos e professores de uma escola de Porto Alegre, nesta quinta-feira, 4. No total, 22 alunos e 14 professores passaram mal após comerem estrogonofe com veneno de rato misturado.
A escola serviu a refeição no almoço e ninguém notou a presença da substância. A polícia foi acionada depois que alunos e funcionários do colégio tiveram sintomas de envenenamento, como náuseas, vômito e dor de barriga.
A mulher contou à polícia que misturou dois pacotes de veneno para rato no creme de leite do estrogonofe. Como não houve flagrante, ela foi liberada após prestar depoimento.
Parte dos alunos e professores foram socorridos em hospitais da região. Não há registro de pessoas em estado grave. A cozinha da escola passou por perícia e o alimento servido no almoço foi recolhido para análise.

1. O texto afirma que “A escola serviu a refeição no almoço e ninguém notou a presença da substância. A polícia foi acionada depois que alunos e funcionários do colégio tiveram sintomas de envenenamento, como náuseas, vômito e dor de barriga”. Após essa afirmação e os estudos realizados sobre semântica lexical, compreendemos que o hiperônimo de náuseas, vômito e dor de barriga é:
a) envenenamento
b) sintomas
c) funcionários
d) escola
e) substância

2. O vocábulo “estado” aparece no primeiro e último parágrafos do texto.  Ele possui mais de um sentido, isso significa que ele é:
a. Hiperônimo
b. Hipônimo
c. Polissêmico
d. Heterógrafo
e. Antônimo

3. O vocábulo flagrante (evidente, manifesto) materializado no último parágrafo é parônimo de fragrante (cheiroso). Explique sucintamente (e claramente) o sentido dos seguintes parônimos:
a. recrear ____________________________________________________________________
recriar _____________________________________________________________________

b. seção _____________________________________________________________________
cessão _____________________________________________________________________

c. retificar ___________________________________________________________________
ratificar ________________________________________________________________________

d. concerto ______________________________________________________________________
conserto _____________________________________________________________________

e. mandado _____________________________________________________________________
mandato _____________________________________________________________________

f. iminente ___________________________________________________________________
eminente ___________________________________________________________________

4. O título da notícia é “Justiça decreta prisão de merendeira que envenenou alunos”. Sobre as palavras merendeira e envenenou não podemos afirmar que:  
a. uma das palavras possui, no mínimo, três sintagmas.    
b. ambas possuem afixos. 
c. uma das palavras possui um sufixo indicativo de profissão.
d. ambas possuem prefixos. 
e. uma das palavras não possui prefixo.  

5. Confessou, prestou depoimento e contou à policia são:
a. hiperônimas
b.  homônimas
c. sinônimas
d.  hipônimas
e. antônimas

6. Assinale a alternativa correta:  
a.  Na sequência “Parte dos alunos e professores foram socorridos em hospitais da região”, presente no último parágrafo do texto,  há uma figura de construção, chamada silepse.
b. As palavras veneno, envenenou e envenenamento pertencem ao mesmo léxico, mas não ao mesmo grupo semântico. 
c. Os verbos decretou, notou, envenenou, confessou, contou não possuem afixos em comum.
d. O sentido da palavra mulher no segundo parágrafo do texto é denotativo.  
e. O verbo prestar (utilizado no penúltimo parágrafo) não pode ter outros sentidos em outros contextos, por exemplo.  
 
7. Observe a seguinte charge:


Após os estudos sobre semântica lexical, podemos concluir que (Assinale V ou F):  
I - O diálogo entre Mafalda e sua mãe apresenta algumas metáforas. (   )
II -  O sentido de “presidente” é figurado.  (   )
III -  O significado de viva no último quadro da charge é literal.  (   ) 

A sequência correta é:
a. V, V, F
b. V, F, F
c. F, V, F
d. F, V, V
e. V, F, V

8. Escreva o significado dos morfemas gregos sublinhados nas seguintes palavras e dê mais um exemplo utilizando o mesmo morfema.


Significado:
Outro exemplo:
a. hipotermia


b. morfologia


c. hipertensão


d. biblioteca


e. zoofobia



9. Os antônimos de emergir e cegar são respectivamente: 
a) imergir e enxergar
b) subir e ceifar
c) imergir e ceifar
d) subir e enxergar
e) imergir e colher 

10. Faça um parágrafo coeso e coerente (máximo de 5 linhas com letra legível) comentando a assertiva: “Como não houve flagrante, ela foi liberada após prestar depoimento” extraída do texto suso apresentado.

Boa sorte!
Prof. Welisson Marques



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