domingo, 9 de dezembro de 2012

O Portfolio como instrumento de avaliação




NOTAS SOBRE O TEXTO:
ALBERTINO, F.M.F. e SOUSA, N.A.  Avaliação da Aprendizagem: o portfolio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Disponível em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1020/1020.pdf,  consulta em julho, 2010.


Essa reflexão está pautada no texto "Avaliação da Aprendizagem: o portfolio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo" das professoras Fátima Maria de Freitas Albertino da USP-SP e Nádia Aparecida de Souza da UEL. 

As autoras realizaram uma pesquisa buscando superar práticas de avaliação na área das biomédicas. Segundoa elas, as mesmas (práticas) não contribuem efetivamente para a formação dos profissionais de enfermagem. 

A pesquisa envolveu 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. Foram utilizados, na coleta de dados, diferentes instrumentos, tais como: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. Segundo as autoras as análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Perceberam, portanto, que novas práticas de avaliação interferem na formação do futuro profissional.

Nesse sentido, destaca-se que uma das maiores vantagens do Portfolio é ser um instrumento que prioriza o processo e não apenas o produto. As autoras destacam que "pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões" (p. 169).










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