sábado, 8 de dezembro de 2012

Diário Reflexivo...



Aprendemos que o Diário Reflexivo é mais um instrumento de avaliação que ajuda o aprediz, entre outras contribuições, a "internalizar" aquilo que foi discutido, bem como serve ao docente como ferramenta para se auto-avaliar, rever sua postura e n outras questões inerentes ao processo ensino-aprendizagem. 
Abaixo, trago uma reflexão de meu diário, da aula de 30 de agosto de 2012. 


Profa. Dra. Maria Inês Vasconcelos Felice

Nome: Welisson Marques.
Data: 30 de Agosto de 2012.

DIÁRIO REFLEXIVO

Essa foi uma aula em que houve predominância de discussões teóricas. Os textos que não foram apresentados na aula anterior foram apresentados no início dessa aula. A primeira apresentação foi nossa (minha com a Jaciane) sobre Formação Contínua de Professores de Língua Inglesa: Um contexto para reconstrução da prática, e que está inserido nesse Webfolio. Esse texto de Maria Antonieta Celani traz reflexões sobre um projeto ligado às questões da identidade social do professor e como isso afeta as práticas discursivas e as relações sociais. Esse trabalho de formação contínua se justifica em virtude do dito “abandono” que os professores se encontram. Ou seja, o profissional não tem tempo para “ser ouvido” na escola. Não há interação. Faz-se necessário o estabelecimento de projetos de formação continuada em que os professores de língua estrangeira possam trocar experiências.
Além disso, segundo Celani, há uma falta de sentido para o ensino de Língua Inglesa na escola pública. Em geral, muitos pais e os alunos NÃO acreditam que se possa aprender uma língua estrangeira na escola. Isso, eu pessoalmente, já ouvi diversas vezes em sala de aula.
Nesse sentido, essa descrença, que permeia o imaginário, ou que faz parte das representações do professorado, precisa ser estudada para que haja conscientização sobre a própria prática e, consequentemente, determinadas ações possam ser tomadas.
As outras discussões versaram especificamente sobre “Representação” e foram muito profícuas.
Um ponto que me marcou nessa semana e que fiquei pensando na aula foi a respeito do livro Educação e Mudança do Paulo Freire. Fiquei um pouco frustrado, pois não houve discussão sobre o livro... Acho que poderíamos ter tido um tempo, formalmente separado, para debater as ideias do livro.  Mas, no geral, a aula contribuiu e colaborou efetivamente para minha formação.  A despeito dessa observação, questões do livro foram discutidas de forma diluída na aula.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário