sábado, 8 de dezembro de 2012

Plano de Curso


Plano de Curso

Ementa da Disciplina:

Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.  Representações/crenças sobre a aprendizagem de línguas.  A Linguística Aplicada e a formação de professores. Concepções de língua, concepções de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino de línguas. Fundamentos teórico-metodológicos da avaliação. Tendências contemporâneas nas práticas pedagógicas de avaliação da aprendizagem. Reflexão crítica das atividades avaliativas e elaboração de instrumentos de avaliação qualitativa.
 

Programa: 

  1. Linguística Aplicada e formação do professor: crenças e representações.
  2. Concepção de língua, linguagem.
  3. Concepção  de ensino e aprendizagem.
  4. Conceito de avaliação nas perspectivas histórica, social, política e pedagógica.
  5. Fundamentos teóricos, abordagens e estratégias de avaliação.
6.    Origem da avaliação; evolução da avaliação; Funções do processo avaliativo; Objetivos da avaliação da aprendizagem.
  1. Tendências contemporâneas nas práticas pedagógicas de avaliação da aprendizagem:
a.       a auto-avaliação;
b.      a avaliação entre pares;
c.       observação e avaliação qualitativa do aluno;
d.      portfolio;
e.       entrevistas;
f.       grades de observação;
g.      a negociação entre professor-avaliador e aluno-avaliado.
      6.   Efeitos educacionais, psicológicos e sociológicos da avaliação de aprendizagem.

Metodologia: 


A reflexão e a discussão são elementos fundamentais do trabalho que se realiza no âmbito desta disciplina. Nestas aulas, a atividade dos alunos desempenha um papel central. Partindo de experiências vividas pelos alunos ou da coleta de informação, em diversas situações de avaliação, a sua atividade pode assumir diversas formas, como por exemplo, trabalho prático, apresentação de seminário, participação em discussões, preparação e realização de trabalhos de diversas naturezas, que se podem incluir na dinamização das próprias aulas.
Cabe ao professor:
- apresentar os textos constantes da bibliografia básica, durante a aula;
- conduzir junto aos estudantes a reflexão e o debate dos textos base, enriquecidos pelos textos complementares que leram;


- elaborar questões para guiar o estudo a ser realizado pelos/as estudantes;
- orientar a elaboração de instrumentos de avaliação, de auto-avaliação e de avaliação entre os pares;
- acompanhar a aprendizagem dos estudantes por meio de instrumentos de avaliação;
Recursos didáticos:
Quadro e giz; Lousa branca e pinceis; data-show para apresentação de slides; computador para a apresentação de atividades virtuais e exercícios.



CRITÉRIOS A SEREM CONSIDERADOS NAS AVALIAÇÕES:
a.    Adequação à atividade ou ao tema proposto: respostas concisas, adequadas à situação de comunicação; coerência e pertinência das respostas durante as apresentações e exposições orais e respostas aos exercícios escritos; Questionamentos relevantes para a discussão grupal. Articulação dos conteúdos à realidade.
 b.   Apresentações orais:  respostas claras, bem articuladas, esforço para articular adequadamente as palavras,  evitar a leitura do texto escrito ou sua repetição de cor. Habilidade de análise, síntese, problematização e argumentação na apresentação e desenvolvimento das idéias básicas, lidas e/ ou observadas nas fontes pesquisadas.  Clareza de exposição demonstrando evidência de leitura crítica apresentando as ideias  básicas e conclusão do tema.

c.  Avaliações e exercícios escritos:  Cuidado na apresentação dos trabalhos, letra legível ou digitação, respostas  adequadas, conforme à situação de comunicação; coerência e coesão, ortografia, correção gramatical.
d.  Diários reflexivos:  Manter o hábito de refletir sobre todas as aulas, de modo a observar quais os objetivos propostos para cada atividade, se esses objetivos foram realmente atingidos, e de analisar criticamente seu desempenho, o dos colegas e da professora, de modo a ter um fundamento concreto ao fazer a auto-avaliação, a avaliação dos pares (que deverá ser feita em todas as aulas) e a avaliação final da disciplina.
e.  Dossier de aprendizagem (Portfólio): Manter o dossier sempre atualizado, acrescentando todas as atividades (pesquisas para as apresentações, planejamento, preparação, inclusive rascunhos, anotações de sala e de casa, diários reflexivos, avaliações, textos, etc), de modo a ter uma visão completa e ampla de seu percurso de aprendizagem durante o curso.  Não é necessário a digitação do material, mas os trabalhos devem observar a organização, limpeza e o cuidado com a letra (os rascunhos podem ser a lápis, mas os trabalhos finais devem ser a tinta).
f.   Datas das apresentações:  Como são várias apresentações ao longo do curso, deve-se evitar a mudança das datas das apresentações, salvo em caso de força maior; no entanto, essa mudança só se dará por meio de um consenso da turma, anteriormente previsto, e não no dia da apresentação, visto que alguns colegas terão se preparado exaustivamente para ser avaliados e não devem ser prejudicados por quem não se preparou para aquele dia.  A pontualidade da apresentação de todos os trabalhos será um dos critérios de avaliação.



Bibliografia Básica: (será utilizada no decorrer das aulas)
ALBERTINO, F.M.F. e SOUSA, N.A.  Avaliação da Aprendizagem: o portfolio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Disponível em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1020/1020.pdf,  consultado em julho, 2010.


ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Trad. Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
BARCELOS, A.M.F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de Línguas. Linguagem & Ensino, Vol. 7, No. 1, 2004 (pp. 123-156). Disponível em http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v7n1/v7n1.php
BARCELOS, A.M. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, V. 7, No. 2, 2007 (pp. 109 – 136). Disponível em http://www.letras.ufmg.br/rbla/2007_2/05-Ana-Maria-Barcelos.pdf
CARDOSO, C. (coordenador) BARBOSA, J. e ALAIZ, V. Auto-avaliação.  Disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/serprof/acurric/av_es/texto(33).pdf, consulta em março, 2009.
CELANI, M.A.A. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil.  In: SIGNORINI, I. e CAVALCANTI, M.C. (orgs.) Linguística Aplicada e Transdisciplinariedade. Campinas, SP.: Mercado das Letras, 1998.
CELANI, M.A.A. E MAGALHÃES, M.C.C. Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução. IN: Luiz Paulo da MOITA LOPES e Liliana Cabral Bastos (org.) Identidades – recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002.  (pp. 319 – 338)
CELANI, M.A.A. Um programa de formação contínua. In: M.A.A. CELANI (org.) Professores e Formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 2002. – (Coleção As Faces da Linguística Aplicada). Pp. 19-35.
CHAMMINGS, E. et al.  Auto-évaluation et co-évaluation en EPS : une réponse à l’intention d’autonomie ? Productions thodologiques et Thématiques en Education – N° 1 – Juin 2008. Disponível em : http://web.univ-pau.fr/ENSEIGNEMENT/STAPS/IMG/pdf/Art_08.pdf , consultado em julho de 2010.
FREIRE, P. (1979) Educação e Mudança. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GERALDI, J.W. et al. (orgs.). O texto na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
KOCK, I. As diferentes concepções de Linguagem. Disponível em:
 http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/link19.html.  Consultado em 25/06/2010
LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P.
Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Metodologia_ensino_linguas.pdf.  Consultado em 29/07/2009
LEFA, V.J.  A linguística aplicada e seu compromisso com a sociedade. Trabalho apresentado no VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplica. Belo Horizonte: UFMG, 7-11 de outubro de 2001. Disponível em http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/la_sociedade.pdf
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. - 14ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2002
MENEZES, V., SILVA, M.M., GOMES, I.F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos.  In: PEREIRA, R.C. e ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011.  Pp. 25-50.
MOITA LOPES, L.P. Da aplicação da Linguística à Linguística Aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R.C. e ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011.  Pp. 11-24.
PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
RIBEIRO, F.M. Investigando as representações que o professor de inglês da rede pública faz de si mesmo. In: M.A.A. CELANI (org.) Professores e Formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 2002. – (Coleção As Faces da Linguística Aplicada). Pp. 149-158.
SANTOS, L. Auto-avaliação regulada: por quê, o quê e como ? Disponível em : http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/textos/DEBfinal.pdf , consultado em julho 2010
SOUZA, S.Z.L. Conhecendo a gênese da Avaliação. Disponível em :


VILLAS BOAS, B.M. de F. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Disponível em : http://www.fe.unb.br/linhascriticas/n22/AVALIACAO_FORMATIVA.htm, consultado em outubro de 2008.
WOJCIECHOWSKI, T.  O ensino de língua portuguesa: objetivos e concepções de linguagem guiando a prática docente. Consultado em 29/07/2010  Disponível em:



Bibliografia Complementar:  (para enriquecimento dos estudos)
CHADERNET, P. A Avaliação: formação social, cognitiva e discursivo. Desafio para a educação. In: M. da G.G. Paiva, & M. Brugalli. (org.). Avaliação: Novas tendências, novos paradigmas. Trad. Elsa Maria Nitsche-Ortiz. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.  São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)
HAYDT, R. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1995.
HOFFMANN, J. Avaliação: Mito e Desafio - Uma Perspectiva Construtivista. 31ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
RABELO, E.H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. 3ª ed. Petrópolis, RJ. : Vozes, 1998.
ROMÃO, J.E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.
SILVA, M. e SANTOS, E. (orgs.) Avaliação da aprendizagem em educação on line – fundamentos, interfaces e dispositivos, relatos de experiência.  Edições Loyola: São Paulo, 2006.

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