sábado, 8 de dezembro de 2012

Avaliação - Primeiras Reflexões





Nome: Welisson Marques.
Data: 9 de Agosto de 2012.

Essa foi uma aula inaugural no curso de pós-graduação do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. A aula se iniciou com uma exposição de cada discente, discorrendo sobre o conteúdo e estágio atual de sua pesquisa, bem como uma breve apresentação pessoal. A professora Maria Inês expôs o programa da disciplina, sendo que, na sequência, a professora apresentou-nos algumas perguntas sobre Avaliação.
Após um tempo cedido para responder às questões, houve uma breve discussão sobre o tema (avaliação). Achei muito interessante a fala da professora que o conceito de “avaliação” está pautado na preocupação com a aprendizagem do aluno ao passo que o conceito de “prova” e/ou “exame” concerne à exclusão. Essa afirmação me fez pensar toda a semana sobre tal problemática e sobre como fui formado pensando a avaliação como um meio de exclusão e/ou aceitação.
 Gostei muito da abordagem da professora e a primeira impressão que tive foi que ela transmite carisma, amizade e segurança aos alunos, fatores que considero essenciais em um professor. No final, percebi que há um número significativo de textos e confesso que senti-me bastante desafiado a dar o meu melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário