domingo, 9 de dezembro de 2012

Concepções de LInguagem - Notas do texto de Ingedore KOCH



AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM
(Ingedore Koch)

A linguagem humana tem sido concebida, no curso da História, de maneiras bastante diversas, que podem ser sintetizadas em três principais:

a. como apresentação ("espelho") do mundo e do pensamento;
b. como instrumento ("ferramenta") de comunicação;
c. como forma ("lugar") de ação ou interação.
A mais antiga destas concepções é, sem dúvida, a primeira, embora continue tendo seus defensoras na atualidade. Segundo ela, o homem representa para si o mundo através da linguagem e, assim sendo, a função da língua é representar (= refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo. = quem sabe gramática sabe língua. = pauta-se nos Gregos antigos...
A segunda concepção considera a língua como um código através do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. Veículo de transmissão. = ainda desvinculada do contexto social.
A terceira concepção, finalmente, é aquela que encara a linguagem como atividade, como forma de ação, ação interindividual finalisticamente orientada; como lugar de interação que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes nações e/ou comportamentos, levando ao estabelecimento de vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Trata-se, como diz W. Geraldi (1991), de um jogo que se joga na sociedade, na interlocução, e é no interior de seu funcionamento que se pode procurar estabelecer as regras de tal jogo.  Perspectiva discursiva (pragmática, AD, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário