domingo, 9 de dezembro de 2012

A LA e seu compromisso com a sociedade



RESUMO:

LEFFA, V. J. A linguística aplicada e seu compromisso com a sociedade. Trabalho apresentado no VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: UFMG, de a 11 de outubro de 2001. Disponível em:


Para Leffa a ênfase da Linguística Aplicada não está naquilo que ocorre dentro das pessoas (uma língua mental, psíquica), mas entre as pessoas.  Seu objeto, portanto, é “o estudo da língua em uso: a linguagem como acontece na sala de aula ou na empresa, falada por uma criança ou por uma pessoa de idade, expressando uma ideia ou uma emoção, etc.” (LEFFA, 2001). Leffa também pontua acerca da diversidade nos processos de intermediação entre as pessoas, em especial, com o uso das tecnologias. Para ele, responder “ao que a sociedade precisa” (LEFFA, 2001) é um dos fatores que coloca a Linguística Aplicada em um lugar de importância entre as demais disciplinas atualmente. Assim, a LA é uma ciência que dá um retorno à sociedade. Ela serve como pesquisa e prestadora de serviços.
Não é um campo em que o pesquisador leva o problema para o laboratório, mas em um caminho inverso o observa in loco, seja na sala de aula, na rua, na escola, etc. Ademais, “não se faz pesquisa em LA para explicar uma teoria, pesquisa-se principalmente para resolver um problema, e por isso, está-se mais próximo de dar um retorno à sociedade” (LEFFA, 2001).
Sobre a metodologia em LA, explicita que o pesquisador não extrai dados de informantes previamente selecionados, mas convive-se com esses informantes, ou melhor, ela não trabalha, segundo Leffa, com informantes, mas sim com participantes ou colaboradores. Ademais, destaca sobre a complementaridade dos saberes, que cada um sabe uma parte do “todo”.
Na última parte do artigo, declara parecer estar havendo uma espécie de sequência de contração e expansão no mundo, sendo o momento atual de fusões: na teoria: 1. A fusão da inteligência com a emoção; 2. A fusão da mente computacional com a mente social; na prática: 1. o presencial com o distante; 2. docência com produção de materiais; 3. escola com empresa; 4. infância com terceira idade.       


Nenhum comentário:

Postar um comentário